O Rosário das Crianças partiu do amor a Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus. Nasceu de um pedido de ajuda. O pedido veio do nosso pároco que viu a paróquia sofrer uma crise financeira e estava preocupado com o futuro da mesma. Na oração e reflexão sobre este pedido de ajuda surgiu a inspiração de levar as nossas crianças diante de Nossa Senhora e Nosso Senhor através a oração do Terço. Bem sabemos como são fortes e queridas as orações das crianças e como o céu todo se deleita nelas. 

O primeiro encontro do Rosário das Crianças ocorreu no dia 10 de Abril de 2011, no Domingo antes do Domingo de Ramos, reunindo um grupo de crianças naquela manhã. As crianças ajoelharam diante da imagem de Nossa Senhora e rezaram pela nossa paróquia e pelas intenções de Nossa Senhora. O fim-de-semana do primeiro Rosário das Crianças tinha, assim, uma coleção recorde apenas superada na Páscoa e no Natal durante o resto do ano.

O Rosário das Crianças tem sido dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Portanto, está sob a proteção e orientação de Cristo e da sua Mãe.

As crianças terminam cada Terço com o Pai Nosso, a Ave Maria e a Glória ao Pai, pelo Santo Padre. É nossa esperança que o Rosário das Crianças seja uma intensa fonte de oração e de bênção para o Santo Padre, para a nossa Igreja e para a Nova Evangelização, tal com foi pedido pelo Papa Bento XVI.

O Rosário das Crianças que iniciou numa só paróquia, tem crescido e pela graça de Deus vai continua a espalhar-se de forma que os grupos do Rosário das Crianças existam em paróquias de todo o mundo.